Noticia 7

Cerveira recebe Seminário Internacional de Desporto Inclusivo

Após o sucesso das Olimpíadas Intergeracionais 2015, Vila Nova de Cerveira dinamiza, na próxima quarta-feira, 06 de abril, um Seminário Internacional de Desporto Inclusivo. Especialistas, técnicos e participantes vão partilhar experiências e apresentar programas de atividade física adaptados à população sénior.

Com um balanço muito positivo, o projeto Olimpíadas Intergeracionais – promovido em setembro de 2015 pelo Município de Vila Nova de Cerveira e cofinanciado pelo programa Erasmus+ -, ganha uma dimensão mais ampla através do debate e da apresentação de planos de ação desportiva para a inclusão social dos mais idosos nos países envolvidos (Portugal, Espanha e França).

Um dos objetivos deste intercâmbio intergeracional era fazer emergir um conjunto de programas apresentados pelos jovens participantes, de modo a impulsionar o empreendedorismo e a dinamização económico-social dos vários municípios geminados, bem como aproximar jovens e menos jovens.

Desta forma, e assinalando o Dia Mundial da Atividade Física, o Seminário Internacional de Desporto Inclusivo visa, não só a apresentação dos projetos desenvolvidos em cada município, como também a divulgação dos resultados do evento e a apresentação de outros programas de atividade física ajustados aos idosos. Num espírito de parceria que potencia o networking, a troca de experiências e boas práticas, este promete ser mais um momento de convívio e encontro dos participantes das comunidades.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com os restantes municípios do distrito de Viana do Castelo e a Escola Superior de Desporto e de Lazer do IPVC, este seminário internacional conta com a presença de especialistas do politécnico vianense e da Universidade de Vigo, bem como de atletas, participantes e das instituições parceiras do projeto. O encontro está dividido em três painéis temáticos, nomeadamente ‘Qualidade de Vida na 3ª Idade’, ‘Todos pelo Desporto’ e ‘Intergeracional Olympics’.

A sessão de abertura está ao cargo do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e do presidente do IPVC, Dr. Rui Teixeira, com início às 09h30, do dia 06 de abril, no INATEL de Vila Nova de Cerveira.