Notícia 1

Municípios alto-minhotos associam-se a candidatura de Cerveira pelo desporto inclusivo

APRESNETAÇAO PROJETO 01

De entre 80 candidatos da União Europeia, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira viu recentemente aprovada a candidatura “Olimpíadas Intergeracionais 2015” submetida, a 20 de janeiro, ao Programa ERASMUS+. Apresentado publicamente em junho, em Ponte de Lima, no âmbito da reunião da CIM Alto Minho, este projeto tem como momento-chave a organização de um encontro intergeracional, de 06 a 11 de setembro, com 320 participantes de Portugal, Espanha e França.

Acolhedor de elogios por parte do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, o projeto designado Olympics4All, que arrancou a 01 de maio e se prolonga até abril de 2016, envolve a parceria da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, dos dez municípios do Alto Minho e das suas localidades geminadas em França e Espanha, contando com o apoio da CIM Alto Minho.

Apostando nas dimensões da transnacionalidade e da intergeracionalidade, esta iniciativa pretende abordar aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos, tendo por referência a competição em torno das modalidades desportivas universais e dos jogos tradicionais. Entre os objetivos gerais deste evento está o aumento da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos, e a ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis e contribuir para a aquisição de competências com dimensão europeia dos jovens tendo em vista a criação de oportunidades de emprego na área do desporto.

Durante a apresentação pública, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realçou a abertura de “uma janela de oportunidades mais próxima da União Europeia” que junta duas gerações em torno da prática desportiva e do convívio. Fernando Nogueira enalteceu uma simbiose perfeita entre jovens e menos jovens, “proporcionando uma aprendizagem mútua e reforçando os laços de amizade e de cooperação transfronteiriça já existentes”. Por sua vez, o secretário executivo da CIM Alto Minho, Eng.º Júlio Pereira, destacou este projeto como “um exemplo da cooperação intermunicipal e uma ação reveladora de que há mais para além dos programas nacionais”.

O Olympics4All deverá reunir, entre 06 e 11 de setembro, 10 equipas transnacionais, com 32 elementos cada equipa, sendo que a sua constituição pressupõe a inclusão de participantes com idade igual ou superior a 60 anos, por um lado, e jovens dos 18 aos 30 anos (com formação prévia no desporto). A competição engloba desportos universais (futebol, natação, atletismo, basquetebol) e jogos tradicionais (petanca, malha, jogo da corda, jogo da bilha, bowling ao ar livre) dos países envolvidos, sendo que, os primeiros são comuns a todos os países enquanto os segundos terão as diferenças e as adaptações inerentes aos participantes.

Vila Nova de Cerveira é o único Município português que recebeu luz verde à candidatura apresentada à medida “Eventos Europeus sem fins lucrativos no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015”, alcançando um cofinanciamento de 80%. Na mesma categoria, apenas foram aprovados mais quatro projetos, num total de 80 candidaturas.