Vila Nova de Cerveira

fotografia dos cervosVila Nova de Cerveira é uma aprazível vila alto-minhota que alia maravilhosas zonas verdes à rica história edificada. Com todos os atributos que as suas excelentes condições naturais proporcionam, e famosa pela sua Bienal de Arte que a projeta além-fronteiras, Vila Nova de Cerveira assume-se assim como local de intenso movimento cultural – a ‘Vila das Artes’.

Num pequeno roteiro pelo centro histórico da vila é obrigatória a visita ao Castelo de estilo gótico, datado de princípios do século XIV. O seu interior é um convite à descoberta de espaços ricos em história, como o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara, a Igreja da Misericórdia, a capela da Nossa Senhora d´ Ajuda datada de 1650, e a antiga urbe.

Aliada a um rico património arquitetónico surge uma forte demonstração de arte contemporânea, fruto das sucessivas Bienais de Arte, bem patente no Roteiro de Esculturas, nas várias Galerias de Arte e no Museu da Bienal.

No entanto, o ex-libris de Vila Nova de Cerveira são os recursos naturais, com o rio e a montanha a proporcionarem paisagens de rara beleza e locais aprazíveis como o Parque de Lazer do Castelinho, o Monte da Senhora da Encarnação e o miradouro do Cervo, que oferecem a possibilidade da prática de variados desportos, desde o montanhismo, a pesca, o remo e o aeromodelismo.
Aliada ao rio e à sua riqueza piscícola, está a gastronomia tradicional que pode ser degustada nos cerca de 20 restaurantes existentes no concelho. O Debulho de Sável, o Arroz de Lampreia, o Veado à D.Dinis e o Galo de Cabidela são algumas das iguarias sugeridas e, na doçaria o destaque vai para os típicos Biscoitos de Milho e Cerveirenses.

O convite está feito, venha viver Cerveira!

+ info: Município de Vila Nova de Cerveira

Panoramica vila com ilhas      Centro Historico e Castelo de Cerveira