Apresentação

Olympics4All é um projeto que aposta nas dimensões da transnacionalidade e intergeracionalidade, envolvendo aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos. A essência da sua concretização é a competição saudável de modalidades desportivas universais e de jogos tradicionais a serem disputadas no encontro Olympics4All, entre 06 e 11 de Setembro de 2015, coincidindo com a celebração da Semana Europeia do Desporto.

De entre 80 candidatos da União Europeia, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira viu aprovada a candidatura “Olimpíadas Intergeracionais 2015” submetida, a 20 de janeiro, ao Programa ERASMUS+ – Medida “Eventos Europeus sem fins lucrativos no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015”, alcançando um co-financiamento de 80%. Ver: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus/actions/sport

O projeto, que arrancou a 01 de maio e se prolonga até abril de 2016, envolve a parceria da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, de todos os municípios da região do Minho-Lima e das suas localidades geminadas.

Olympics4All integra um conjunto de iniciativas de preparação para o encontro intergeracional de setembro que reunirá 10 equipas transnacionais (20 participantes serão provenientes de cada um dos municípios portugueses e 10 pertencentes à localidade geminada com 30 elementos cada. A constituição das equipas pressupõe a inclusão de participantes com idade igual ou superior a 60 anos, por um lado, e jovens dos 18 aos 30 anos, por outro.

Após a realização do Olympics4All será dada continuidade ao projeto numa vertente de acompanhamento e monitorização da criação e implementação dos programas de atividade física nas localidades abrangidas pela iniciativa, seja através dos jovens que, desta forma, criam o próprio emprego, seja através das autarquias locais que colocam em prática estes programas direcionados para idosos com índices mais baixos de prática desportiva e menor acesso a equipamentos desportivos de proximidade.